VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMPARO, Matheus Augusto Mendes. A infantilização do ensino na Educação de Jovens e Adultos: Uma análise no município de Presidente Prudente/SP. Boletim GEPEP, ano I, v. 01, n. 01, p. 49-62, dez. 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2016.
ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pedagogia das diferenças na sala de aula. São Paulo: Papirus, 1999.
AQUINO, Júlio Roberto Groppa. O mal-estar na escola contemporânea: erro e fracasso em questão. In: ______. (Org.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. 4. ed. São Paulo: Summus,1997.
ARROYO, Miguel. A educação de Jovens e Adultos em tempos de exclusão. In: Construção coletiva: Contribuições à Educação de Jovens e Adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005.
BRASIL. Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos: alunos e alunas da EJA: Caderno 1. Brasília, 2006a. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2016.
______. Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos: a sala de aula como um grupo de vivência e aprendizagem. Caderno 2. Brasília, 2006b. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2016.
COLVERO, Kaé Stoll; SANTOS, Mariana dos Reis. ‘Encontrei Jesus?’. A forte presença da religião em turmas de Educação de Jovens e Adultos na comunidade do Morro do Estado, em Niterói. In: COSTA, Renato Pontes; RIBEIRO, Ana de Almeida. (Orgs.). O saber da gente... sobre uma educação para o povo. Rio de Janeiro: Caetés, 2013. p. 43-52.
COUTO, Maria Aparecida. Mediação pedagógica com apoio de material didático para educação de jovens e adultos. 2015. 142 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-
Graduação Docência para a Educação Básica. Faculdade de Ciências. Universidade estadual Paulista UNESP/ Campus de Bauru. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2016.
DI PIERRO, Maria Clara. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 92, p. 1115-1139, out. 2005. Disponível em: . Acesso em: 04 jan. 2016.
FERRARI, Shirley Costa; AMARAL, Suely. O aluno de EJA: jovem ou adolescente? 2006. Disponível em: . Acesso em: 03 jan. 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FUCK, Irene Terezinha. Alfabetização de Adultos. Relato de uma experiência construtivista. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
GAGNÉ, Robert. Como se realiza a aprendizagem. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1971.
HADDAD, Sérgio. A ação de governos locais na educação de jovens e adultos. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, p. 197-211, ago. 2007. Disponível em: . Acesso em: 04 jul. 2017.
______.; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 108-130, maio/ago. 2000.
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Educação de jovens e adultos na diversidade. Florianópolis: Núcleo de Publicações do CED. 2011.
MACHADO, Maria Margarida; RODRIGUES, Maria Emília de Castro. Educação de jovens e adultos: relação educação e trabalho. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 13, p. 373-385, jul./dez. 2013. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2015.
MARQUES, Barbara Charlois; RÚBIO, Juliana de Alcântara Silveira. O Processo de Alfabetização de Jovens e Adultos. Revista Eletrônica Saberes da Educação, p. 14, 2012.
MONTEIRO, Alexandrina; MENDES, Jackeline Rodrigues; GUIMARÃES, Maria de Fátima. Sujeitos governados da EJA: reverberações discursivas nas difíceis relações entre saberes matemáticos. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 20, n. 2, p. 115-135, jul./dez. 2012.
OLIVEIRA, Marta Khol de. Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: Educação como exercício de diversidade. 2. ed. Brasília: Unesco/MEC, ANPED, 2007. Disponível em: . 26 jun. 2015.
______. Relatório de atividades apresentado à Universidade de São Paulo (1986-1989). São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. 1999. Mimeografado.
PALUDO, Conceição. Educação popular em busca de alternativas. Porto Alegre: CAMP, 2001.
SAMPIERI, Roberto Hernandes; COLLADO, Carlos Fernandèz; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia da pesquisa. 5. ed. Mc. Porto Alegre: GrawHill, 2013.
SCHMITZ, E. Fundamentos da Didática. 7. ed. São Leopoldo: UNISINOS, 1993.
SILVA, Maria do Carmo Batista; TAAM, Regina. O Idoso e os Desafios à sua Educação Escolar. SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Anais... Universidade Estadual de Maringá. 2009.
SOUZA, Olivia Maria Costa Grangeiro de; ALBERTO, Maria de Fátima Pereira. Trabalho precoce e processo de escolarização de crianças e adolescentes. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 13, n. 4, p. 713-722, out./dez. 2008.
DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v13i9.323
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039