TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Diego Marlon Santos, Fabiana Silva Botta Demizu, Renan Bandeirante de Araújo, Claudinei Magno Magre Mendes

Resumo


O artigo a seguir tem por objetivo possibilitar reflexões sobre as obras de Marx, Saviani e Enguita, apontando as contribuições da relação entre a escola e o capitalismo do(no) mundo do trabalho. Diante disso, destacamos a efetivação do trabalho docente, das condições materiais da sua existência, considerando que a sala de aula é a primeira bancada de trabalho do futuro trabalhador. Estas questões foram analisadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que, enfatizamos os seguintes elementos: trabalho e a escola, formação continuada de professores e educação básica. O papel da formação continuada é uma estratégia de melhoria permanente da qualidade da educação e esse tipo de formação deverá visar à abertura de novos horizontes na atuação profissional e terá como finalidade a reflexão sobre a prática educacional e a busca de seu aperfeiçoamento técnico, ético e político. Dessa forma, diante de tantas exigências cada vez mais impositivas no mundo do trabalho, é preciso ressaltar que a formação dos docentes exige que estes profissionais desenvolvam conhecimentos cada vez mais complexos para fazer frente a situações, às vezes, paradoxais. Nessa perspectiva, a formação continuada de professores na educação básica deve permitir que se viva, na profissão, uma experiência prazerosa, valorizada por permitir tanto desvendar novas formas de ser, pensar e sentir, como a construção de projetos coletivos éticos para o mundo em que se vive.

Palavras-chave


Educação básica. Formação continuada. Trabalho docente.

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DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v13i10.326

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