ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARROS, C.; PAULINO, W. R. Ciências. Ensino Fundamental 2. São Paulo: Ática, 2016.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental – Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
COSTA, M. L.S. T. Ambientes virtuais de aprendizagem na educação a distância na pós modernidade. Dialógica – Revista Eletrônica da FACED, v. 1, n. 2, 2007 [online] disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2013.
FERRACIOLI, L. Aprendizagem conhecimento e desenvolvimento na obra de Jean Piaget: uma análise do processo de ensino aprendizagem em Ciências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 80, n. 194, p. 5-18, jan./abr. 1999.
GEWANDSZNADJER, F. Projeto Teláris: ciências. Ensino Fundamental 2. 2. ed. São Paulo: Ática, 2015.
KNECHTEL, C. M.; BRANCALHÃO, R. M. C. Estratégias lúdicas no ensino de Ciências. 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2016.
LONGO, V. C. C. Vamos jogar? - jogos como recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2012: incentivo a quem ensina a ensinar/Fundação Carlos Chagas. São Paulo, FCC/SEP. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2016.
LOPES, S. Investigar e Conhecer: ciências. Ensino Fundamental 2. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
MIZUKAMI, M.G.N. Ensino: As abordagens do processo. 13. reimpressão. São Paulo: EPU, 2003.
OSMOSIS Jones (título original). Direção: Bobby Farelly e Peter Farelly. Estados Unidos: Warner Home Video, 2001, 1 DVD, 95min.
PELIZZARI, A. et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, 2(1), p. 37-42, 2002.
SANTOS, J. C. F. Aprendizagem Significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
SILVA, E.A. As inserções de Carl Rogers nas Teorias da Educação. In. AMORIM, A. S. et al Teorias, Ensino e Aprendizagem. São Paulo: Paco Editorial, 2015. p.15-32.
VEEN, W; VRAKKING, B. Homo zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v13i9.346
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039