ADIÇÃO NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM

Cintia Nunes

Resumo


Neste trabalho são analisados dados de uma intervenção e avaliação pedagógica com estudantes dos 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental que apresentavam dificuldades nas atividades matemáticas. A pesquisa foi realizada no contexto do Laboratório de Aprendizagem (LA) de uma escola pública municipal. O LA se constitui em um espaço diferenciado da sala de aula, propiciando outras formas de aprender. As atividades desse ambiente buscam o resgate do desejo pelo conhecimento e a construção de estruturas lógicas para o desenvolvimento cognitivo. O objetivo consistiu em investigar as lacunas na aprendizagem de matemática dos estudantes e propor uma sequência de intervenções utilizando o jogo Habical 0.1 da coleção Athurma. Através da mediação do professor, o uso do jogo teve por objetivo favorecer o uso de estratégias mais avançadas para a realização dos cálculos de adição, partindo de ações físicas para ações interiorizadas. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de Estudo de Casos Múltiplos (YIN, 2005) e o Método Clínico (PIAGET, 1926) para intervenção com os estudantes. De acordo com os dados, verificou-se que nem todos os sujeitos haviam construído os princípios básicos da contagem, como: cardinalidade, ordem estável e irrelevância da ordem. Observou-se, por outro lado, que após refletirem sobre as diferentes formas de adicionar, os estudantes passaram a criar estratégias mais elaboradas para efetuar as somas, as quais se tornaram refletidas em diferentes situações.

Palavras-chave


Adição. Anos iniciais. Laboratório de Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, Miguel Gonzáles. Fracasso-sucesso: O peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. In: ABRAMOWICZ, Anete; MOLL, Jaqueline. (Orgs.). Para além do fracasso escolar. 6. ed. Campinas, SP: Papirus. 1997.

ANGELUCCI, Carla Bianca et al. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): Um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, São Paulo, 30, p. 51-72, 2004.

BUTTERWORTH, Brien. The development of arithmetical abilities. Journal of Child Psychology and Psychiatry, New York, v. 46, n. 1, p. 3-18, 2005.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed. 2000.

GEARY, David C. Mathematics and learning disalities. Journal of Learning Disabilities, 37, p. 4-15, 2004.

LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: As razões do improvável. Tradução R. A. Vasques; S. Goldfeder. São Paulo: Ática, 1997.

LEONÇO, Valéria. Laboratório de Aprendizagem: espaço de superação. Revista da FAPA Ciências e Letras, n. 32, p. 183-189, jul./dez. 2002.

PIAGET, Jean. Abstração reflexionante: Relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

PIAGET, Jean. A representação no mundo da criança. Rio de Janeiro: Record, 1926.

DORNELES, Beatriz. Laboratórios de aprendizagem funções limites e possibilidades. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Ciclos na escola, tempos na vida: criando possibilidades. Porto Alegre: Artmed. 2004. p. 209-218.

DORNELES, Beatriz; ROSSO, Telma. Contagem numérica em estudantes com síndromes de X-Frágil e Prader-Willi. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 18, n. 2 p. 231-244, abr./jun. 2012.

GELMAN, Rochel; GALLISTEL, Charles R. The children´s understanding of number. Cambridge: Harvard Press, 1978.

GOLBERT, Clarissa. Jogos matemáticos 1 Athurma quantifica e classifica. Porto Alegre: Mediação. 2002.

GOLBERT, Clarissa. Novos rumos na aprendizagem da matemática: conflito, reflexão e situações-problemas. Porto Alegre: Mediação, 2009.

GOLBERT, Clarissa; MÜLLER. Gessilda. Intervenção psicopedagógica nas dificuldades na aprendizagem da matemática. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, EDUCERE. Anais [...]. Curitiba, 2011.

PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal de Educação. Ciclos de formação: proposta político-pedagógica da escola cidadã. Organização e produção textual de Silvio Rocha. 3. ed. Porto Alegre, [1998]. (Cadernos pedagógicos, 9).

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.




DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v14i11.353

Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039