ADIÇÃO NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARROYO, Miguel Gonzáles. Fracasso-sucesso: O peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. In: ABRAMOWICZ, Anete; MOLL, Jaqueline. (Orgs.). Para além do fracasso escolar. 6. ed. Campinas, SP: Papirus. 1997.
ANGELUCCI, Carla Bianca et al. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): Um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, São Paulo, 30, p. 51-72, 2004.
BUTTERWORTH, Brien. The development of arithmetical abilities. Journal of Child Psychology and Psychiatry, New York, v. 46, n. 1, p. 3-18, 2005.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed. 2000.
GEARY, David C. Mathematics and learning disalities. Journal of Learning Disabilities, 37, p. 4-15, 2004.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: As razões do improvável. Tradução R. A. Vasques; S. Goldfeder. São Paulo: Ática, 1997.
LEONÇO, Valéria. Laboratório de Aprendizagem: espaço de superação. Revista da FAPA Ciências e Letras, n. 32, p. 183-189, jul./dez. 2002.
PIAGET, Jean. Abstração reflexionante: Relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PIAGET, Jean. A representação no mundo da criança. Rio de Janeiro: Record, 1926.
DORNELES, Beatriz. Laboratórios de aprendizagem funções limites e possibilidades. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Ciclos na escola, tempos na vida: criando possibilidades. Porto Alegre: Artmed. 2004. p. 209-218.
DORNELES, Beatriz; ROSSO, Telma. Contagem numérica em estudantes com síndromes de X-Frágil e Prader-Willi. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 18, n. 2 p. 231-244, abr./jun. 2012.
GELMAN, Rochel; GALLISTEL, Charles R. The children´s understanding of number. Cambridge: Harvard Press, 1978.
GOLBERT, Clarissa. Jogos matemáticos 1 Athurma quantifica e classifica. Porto Alegre: Mediação. 2002.
GOLBERT, Clarissa. Novos rumos na aprendizagem da matemática: conflito, reflexão e situações-problemas. Porto Alegre: Mediação, 2009.
GOLBERT, Clarissa; MÜLLER. Gessilda. Intervenção psicopedagógica nas dificuldades na aprendizagem da matemática. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, EDUCERE. Anais [...]. Curitiba, 2011.
PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal de Educação. Ciclos de formação: proposta político-pedagógica da escola cidadã. Organização e produção textual de Silvio Rocha. 3. ed. Porto Alegre, [1998]. (Cadernos pedagógicos, 9).
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v14i11.353
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039