EDUCAÇÃO, IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE CRIADORA HUMANA
Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar a atividade criadora do homem. Contrapondo-se às explicações de cunho naturalista, buscou-se na Teoria Histórico-Cultural a origem e o papel da atividade criadora no desenvolvimento humano. Os resultados dos estudos indicam que as condições que asseguram a criação humana são de ordem sócio-histórica, subordinadas tanto à transmissão quanto à apropriação da cultura precedente, intrínsecas ao desenvolvimento humano, engendrado pela atividade vital do homem, o trabalho. Esta abordagem vê na educação sistematizada o meio de potencializar o desenvolvimento desse processo, comum a todos os homens desde a mais tenra idade. Nessa perspectiva teórica, o trabalho pedagógico precisa assegurar a especificidade que o constitui, o acesso mediado às vivências culturais significativas, condição necessária, tanto à fomentação do processo criador, quanto à formação humana e, consequentemente, ao desenvolvimento da humanidade.
Palavras-chave
Teoria Histórico-Cultural. Atividade criativa. Educação.
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Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039