FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO

Adriana dos Santos Fernandes, Rafaela Alexsandra da Silva

Resumo


O presente trabalho apresentou uma abordagem contextualizada do ensino e aprendizagem de química em uma perspectiva crítica, enfatizando conteúdos que foram socialmente relevantes, possibilitando discussões e reflexões quanto a temas relacionados ao cotidiano dos estudantes. Este trabalho teve como objetivo a elaboração e utilização de materiais didáticos com enfoque CTSA, por estagiários do curso de Química Licenciatura, Campus Anápolis, da Universidade Estadual de Goiás (CCET/UEG). Tratou-se de pesquisa de cunho qualitativo, visando conhecer as dificuldades que professores e alunos apresentavam no ensino e aprendizagem de química, onde se realizou diagnóstico por meio de questionário. Percebemos que, com a utilização dos materiais didáticos elaborados, os estudantes tornaram-se mais interessados e participativos e a contextualização mostrou-se aliada ao educador no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, destacamos que a proposta colaborou para a formação continuada, uma vez que permitiu aos estudantes de licenciatura investigação e reflexão quanto a sua prática docente em sala de aula.

Palavras-chave


Estágio Supervisionado. Ensino e aprendizagem. Contextualização. Ensino de química.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, M. T. Ser protagonista – Química. Edições SM. 2° Edição. 280p. 2013.

ARROIO, A. e GIORDAN, M. O vídeo educativo: aspectos da organização do ensino. Química Nova na Escola, v. 24, n. 1, p. 8-11, 2006.

AUSUBEL, D.P. Educational psychology: a cognitive view. New York, Holt, Rinehart and Winston, 1968.

AUSUBEL, D. P. A Aprendizagem Significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes, 1982.

BELTAN, C. C.; SILVA N. A. Da; GRIGNOLI, L. C. E.; SIMONATO, M. I. V. GRIGNOLI, C. R. E. Os benefícios do chá verde no metabolismo corporal. Revista Científica da FHO/Uniararas.V. 2, n. 1, p. 41 – 49. 2014.

BENITE, C.R.M.; BENITE, A.M.C.; ECHEVERRIA, A.R. A pesquisa na formação de professores formadores: em foca a educação química. Química Nova na Escola, v.32, p.257-266, 2010.

BRAIBANTE, M. E. F.; SILVA, D. Da; BRAIBANTE, H. T. S.; PAZINATO. M.S. A química dos chás. Química Nova na Escola. V. 36, n. 3, p. 168 – 175. São Paulo. 2014.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio: Bases Legais. Brasília: MEC/SEMTEC, v. 1, 1999.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 9. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura, de graduação plena. Brasília, 8 de Maio de 2001. Disponível em: . Acesso em Fevereiro de 2014.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 1.303/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química. Brasília, 6 de Novembro de 2001. Disponível em: . Acesso em Fevereiro de 2014.

Brasil/MEC/SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN +): Ensino Médio: Ciências da natureza, Matemática e Tecnologias. Brasília. 2002. 239p. Disponível em: . Acesso em Jan 2014.

CAMPOS, M. T. R. A. Materiais didáticos e formação do professor. Boletim 2001. Programa Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2014.

CARUSO, F.; SILVEIRA, C. Quadrinhos para a cidadania. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, n. 1, v. 16, 2009.

CARVALHÊDO, R.B.; SILVA, C.F.; SOUSA, P.A.A.; MATOS, J.M.E. Experimentação em foco: Uma ferramenta metodológica para auxiliar a construção de conceitos de Química. 10° Simpósio Brasileiro de Química. 2012. Disponível em . Acesso em Janeiro de 2014.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1995.

CHASSOT, A. J.; SCHROEDER, E. O. et al. Química do cotidiano: pressupostos teóricos para a elaboração de material didático alternativo. Espaços da Escola, n. 10, p. 47-53, out/dez. 1993.

GALIAZZI, M. do C.; MORAES, R. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 237-252, 2002.

GRANGEIRO, M. F. Percepção dos alunos sobre a contextualização e a experimentação da química no ensino médio. 2014. 34p. Monografia (graduação em química) – Departamento de Química. Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.

JARCEM, R. G. R. História das histórias em quadrinhos. História, imagem e narrativas. Nº 5, ano 3, set. 2007.

JESUS, W. S.; ARAUJO, R. S.; VIANNA, D. M. Formação de professores de química: a realidade dos cursos de licenciatura segundo os dados estatísticos. Scientia Plena. V.10, n. 8, 2014.

LUDKE, M. e BOING, L. A. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v.25, n. 89, p. 1159-1180, set/dez, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.

MARCONDES, M. E. R.; CARMO, M. P. Do; SUART. R. C.; SILVA, E. L Da; SOUZA, F. L.; SANTOS JR. J. B.; AKAHOSHU, L. H. Materiais Instrucionais numa perspectiva CTSA: Uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de Química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências, v.14 (2), p.281-298, 2009.

MÓL, G. S; SANTOS, W. L. P; CASTRO, E. N. F; SILVA, G. S; SILVA, R. R; MATSUNAGA, R. T; FARIAS, S. B; SANTOS, S. M. O; DIB, S., M. F. (2013). Química Cidadã 1, 2 e 3. São Paulo: Editora AJS.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. Ed., Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

MORTIMER, E. F. A evolução dos livros didáticos de Química destinados ao ensino secundário. Ijuí, Unijuí, 1988.

MORTIMER, E. F. MACHADO, A. H. Projeto VOAZ Química. 1.ed. - São Paulo. V.3. Scipione, 2013.

MOURA, T. M. de. M. Formação de educadores de jovens e adultos: realidade, desafios e perspectivas atuais. 2008. Disponível em:

Acesso: 29 de junho de 2015.

NASCIMENTO, V. R. do; SANTOS, D. G. dos; SILVA, M. da; SANTOS, R. S.; NUNES, S. M. T. Contextualizando o conhecimento químico através do tema chuva ácida: uma abordagem CTSA. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010. Disponível em: < http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R1095-1.pdf>. Acesso em setembro de 2014.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, nº 3, 2º Sem./1996.

NOVAK, J.D. Aprender, criar e utilizar o conhecimento. Mapas conceituais como ferramentas de facilitação nas escolas e empresas. Lisboa, Plátano Edições Técnicas, 2000.

NUNES, C. S. C. Os sentidos da formação contínua de professores: o mundo do trabalho e a formação de professores no Brasil. 152f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Campinas, Campinas, 2000.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F. e BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007.

PORTO, P. A.; QUEIROZ, S. L.; SANTOS, W. L. dos. Desafios para a formação de professores de química. Química Nova na Escola. São Paulo, v.36, n.4, p.251. 2014.

QUEIROZ, T. D. Dicionário Prático de Pedagogia. 1.ed. São Paulo: Rideel. 2003.

REIS, M. Química. Editora Ática. 1° Edição, v. 3, 424p. 2013.

SANTOS, A. C. S. dos. Complexidade e Formação de Professores de Química. 2005.

SANTOS, Wildson L. P. O ensino de química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundária brasileira. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, 1992.

SCHON, D. A. Educating the reflective practioner. San Francesco: Jossy-Bass Inc. Publishers, 1987.

SEDUCE. Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. http://www.seduc.go.gov.br/imprensa/documentos/arquivos/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia%20da%20Rede%20Estadual%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Goi%C3%A1s!.pdf. Acesso em 20 de jan. 2014.

SILVA, M. A.; ARAÚJO, A. B. Ciência, Tecnologia e Sociedade; Trabalho e Educação: possibilidades de integração no currículo da educação profissional tecnológica. In: Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 01, p.99-112, jan-abr., 2012.

SILVA, S. de c. R. da; SCHIRLO, A. C. Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel Reflexões para o ensino de físicaante a nova realidade social. Imagens da Educação, v.4, n.1, p.36-42, 2014.

SILVA, J. L. Da; SILVA, D. A Da; MARTINI, C.; DOMINGOS, D. C. A.; LEAL, P G.; FILHO, E. B.; FIORUCCI, A. R. A Utilização de Vídeos Didáticos nas Aulas de Química do Ensino Médio para Abordagem Histórica e Contextualizada do Tema Vidros. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 189-200, 2012. Disponível em: . Acesso em: Março de 2014.

SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. Universidade Federal de São Carlos (tese de doutorado, 2004).

SOUZA, J. R. T. Instrumentação para o Ensino de Química: Pressupostos e Orientações Teóricas e Experimentais. 1° Edição. Belém/PA. Editora da UFPA. 50p. 2011.

UNESCO. Relatório Unesco sobre Ciência. 2010. O atual status da ciência em torno do mundo. Disponível em: . Acesso em Janeiro de 2014.




DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v14i11.390

Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039