ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE

Adriana Barbosa da Silva, Aline dos Anjos Lima, Jacqueline Silva da Silva, Silvana Neumann Martins

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir a formação de professores no contexto contemporâneo, pensando nas instituições de ensino como elefantes que são um grande peso devido as suas dificuldades de acompanhar a velocidade do desenvolvimento do mundo que se move como uma gazela. Buscamos, portanto, refletir quais são as possibilidades de que as escolas acompanhem essas rápidas mudanças e deixem de ser apenas reprodutoras de conhecimentos, muitas vezes, até desatualizados e que já não mais servem à sociedade em sua contemporaneidade. Assim, começamos tratando dos desafios e das potencialidades da formação docente nesta tarefa difícil, mas fundamental e, em seguida, abordamos sobre o que se espera para a formação destes profissionais da educação, a fim da promoção de mudanças. Ao final, enfatizamos que a dificuldade de transformar teoria e prática em uma relação dialética ainda é forte, tanto na fala dos professores em formação como na daqueles que buscam formação continuada. Sendo que, uma das formas capazes de transformar essa realidade é abrindo os territórios universitários para que a escola possa evidenciar e ampliar os seus saberes, não apenas como fonte de pesquisa, mas como uma instituição potente que possui total capacidade para dialogar com a academia.

Palavras-chave


Formação docente; Educação Básica; Ensino Superior

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DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v14i11.401

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Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039