PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Claudia Mara de; SOARES, Kátia Cristina Dambiski. Pedagogo Escolar: As funções supervisora e orientadora. Curitiba: Ibpex, 2010.
BRASIL, Presidência da República. Lei 5692 de 11 de agosto de 1971: Fixam Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em 23/05/2018
BRZEZINSKI Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores – Busca e movimento. – 9 ª ed.- Campinas, SP: Papirus, 2012. - (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)
CARDOSO Heloísa. Supervisão: Um exercício de democracia ou de autoritarismo? In: ALVES, Nilda (Coord.). Educação e Supervisão: O trabalho coletivo na escola. 2. ed. São Paulo: Cortez,1985.
CRUZ, Giseli Barreto da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e formação com pedagogos primordiais. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
CUNHA, Maria Isabel da. Ação supervisora e formação continuada de professores: Uma resignação necessária .In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. S. (Orgs.). Para onde vão a orientação e supervisão educacional? Campinas: Papirus, 2002. p.79-94.
FEFFERMANN, Elizabeth. A função do coordenador pedagógico na qualificação do trabalho docente: formação continuada e avaliação educacional. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/18797. Acesso em 01/05/2017.
FERREIRA, Naura Syria Capareto da. O trabalho e a formação dos profissionais da educação: priorizando finalidade com autodeterminação. In: Ferreira, Naura Aguiar, M. (Org.) Para onde vão a orientação e a supervisão educacional? Campinas: Papirus, 2002 p.15-46.
FERREIRA, Naura Syria Capareto da. Supervisão Educacional: uma reflexão crítica. 16ºed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2012.
KUENZER, A. O trabalho pedagógico: Da fragmentação à unitaridade possível. In: Ferreira, Naura Aguiar, M. (Org.). Para onde vão a orientação e a supervisão educacional? Campinas: Papirus, 2002. p. 47-78.
KUENZER, Acácia Z. (org.) Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. revista e ampliada. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? -12. ed.- São Paulo, Cortez, 2010.
MEC - Ministério da Educação http://portal.mec.gov.br/institucional/história. Acesso em abril 2018.
PIMENTA, Selma Garrido. O Pedagogo na escola pública. 2. ed. São Paulo :Loyola ,1991. (Coleção Educar, v.10).
PLACCO, V. M. N. S. Formação de professores: o espaço de atuação do coordenador pedagógico-educacional. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. S. (Orgs.). Para onde vão a orientação e supervisão educacional? Campinas: Papirus, 2002. p. 95-106.
PRADO, Gilsete da Silva. A formação continuada pela via do Coordenador Pedagógico. 2015. 116 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/16184. Acesso em 01/05/2017
SILVA, Carmem Silvia Bissoli do Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade /Carmem Silvia Bissoli da Silva. - Campinas, SP: Autores Associados, 1999. -(coleção polêmicas do nosso tempo; 66).
SUHR, Inge Renate Fröse. Teorias do conhecimento pedagógico. Curitiba: IBPEX , 2011. -(Série Fundamentos da Educação).
URBANETZ, Sandra Terezinha, SILVA, Simone Zampier da. Orientação e supervisão escolar: caminhos e perspectivas. Curitiba: Ibpex, 2008.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político ao cotidiano da sala de aula. 15 ed.São Paulo: Libertad, 2013.
DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v14i11.427
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039