AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA

Ana Karina Corrêa Hoeller, Maria Laura Pozzobon Spengler

Resumo


Este artigo analisa, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a postura da professora com relação ao desenho da criança, que é a sua primeira forma de expressão artística. Concluiu-se que os conhecimentos sobre teorias que abordam desenvolvimento infantil, ensino de artes e o desenho na infância são imprescindíveis na formação da professora de Educação Infantil. Também é importante possibilitar espaços, tempos e meios para as crianças estarem em contato com o mundo das artes. A professora precisa ter uma formação estética sólida, bem como saber respeitar a expressão artística de cada criança e não interferir no seu desenho, que é um meio de auto expressão e possibilidade de experiência estética. Na Educação Infantil, as professoras presenciam o desenvolvimento de várias crianças, com suas singularidades, possibilidades e desafios, mas, muitas vezes, se mostram resistentes em respeitar o tempo da criança para ampliar e aprimorar seus desenhos, por não estarem muito familiarizadas com as teorias no campo das artes sobre o ensino do desenho na infância.

Palavras-chave


Educação Infantil. Desenho. Criança.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Ministério da Educação Básica. Brasília: MEC/SEF, 2018.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. 168 p. (Série Legislação Brasileira).

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2010.

IAVELBERG, Rosa. O desenho na educação infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

MOREIRA, Ana Angélica Albano. O espaço do desenho: a educação do educador. 10. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Crianças: educação, culturas e cidadania activa. Refletindo em torno de uma proposta de trabalho. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 17-40, jan./jun. 2005. Disponível em: periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9857/9109. Acesso em: 20. set. 2018.

PIRES, Heloisa. Arte na Educação Infantil. São Paulo: Encontro Cultural, 2014.

ROSA, Pollianna Benedito. A interpretação do desenho infantil: uma reflexão analítica. Curitiba: Appris, 2016.

SANS, Paulo de Tarso Cheida. Pedagogia do Desenho Infantil. 4. ed. Campinas: Alínea, 2014.

SPENGLER, Maria Laura Pozzobon. Alçando voos entre Livros de Imagem: o acervo do PNBE para a Educação Infantil. 2017. 213 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis/SC.

TRIERWEILLER, Pricilla Cristine. Repertórios artístico-culturais de professores da Educação Infantil: Discursos e sentidos estéticos. In: ROCHA, Eloisa A. C., KRAMER, Sonia (orgs.). Educação Infantil: Enfoques em diálogo. 3. ed. Campinas: Papirus, 2013.




DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v14i11.432

Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039