AÇÕES DOS BEBÊS EM DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DOS MATERIAIS: RESULTADOS DE PESQUISA

Luciana Perpetuo Máximo, Maévi Anabel Nono

Resumo


Neste artigo se apresenta uma pesquisa que teve como objetivo discutir a relação entre as formas de organização de um espaço de Berçário e as ações dos bebês. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, realizada numa creche pública de um município do noroeste paulista, com base em estudos conduzidos pelo Centro de Investigação sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (CINDEDI) da Universidade de São Paulo. Por meio da análise de filmagens, leitura dos registros escritos e observação das imagens fotográficas coletadas em 2017, chegou-se a diversas constatações em relação à organização do espaço e às ações dos bebês. A análise dos dados confirma resultados de pesquisas sobre a organização dos espaços das creches e indica que a organização do espaço do Berçário em cantos favorece a interação entre os bebês em momentos de atividades livres, e que espaços estruturados permitem que a criança brinque mais tempo longe do adulto, favorecendo que ressignifiquem o ambiente e desenvolvam novas ações.

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DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v14i11.439

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