Brinquedoteca em Ambiente de Atenção à Saúde Pediátrica: contribuição da pedagogia

Anita Zimmermann, Sara Martins Vieira Zimmermann, Arlete Ribeiro Bonifácio

Resumo


As Brinquedotecas em unidades de saúde, seja em salas de espera de consultas médicas, unidades básicas de saúde, centros médicos, serviços pediátricos em regime de internação de curta ou longa permanência, centros cirúrgicos, entre outros, vêm de acordo com Lei brasileira vigente que considera obrigatório esse espaço lúdico de atenção à saúde infantojuvenil. O objetivo deste trabalho foi apresentar histórico e contribuições da Brinquedoteca em serviços de atenção à saúde pediátrica. Foi realizada pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados Lilacs, Pubmed, Scielo, Bireme, com as palavras-chave: brinquedoteca, criança, pediatria e pedagogia. Foi possível observar que as Brinquedotecas, em ambientes de atenção pediátrica com a colaboração do profissional pedagogo, têm promovido qualidade de vida física, psíquica, emocional e social a crianças e jovens em situação de atenção à saúde.

Palavras-chave


Brinquedoteca. Criança. Pediatria. Pedagogia.

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