SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018

Kleber Santos Chaves, Benedito Gonçalves Eugênio

Resumo


O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, metodologicamente configurada como Estado do Conhecimento, que promoveu um recorte temático (Ensino de Filosofia no Ensino Médio) e temporal (2008-2018) para analisar com a Teoria do Discurso da Escola de Essex, os sentidos que o Ensino de Filosofia presentes nos artigos publicados nos periódicos brasileiros dedicados ao ensino de Filosofia. Para tanto, apresentamos a Teoria do Discurso e alguns dos seus conceitos, como hegemonia e antagonismo. Concluímos que há uma confusão no emprego de expressões como Filosofia e Ensino de Filosofia e que não há hegemonização quanto ao sentido do Ensino de Filosofia, ainda que se argumente a necessidade da presença de tal Ensino no Currículo da Educação básica.

Palavras-chave


Ensino de Filosofia. Ensino Médio. Teoria do Discurso. Sentidos. Hegemonia/Antagonismo.

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