SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AZEREDO, Jéferson Luis de. O papel da história da filosofia no ensino médio: uma interrogação a partir de Deleuze. SABERES, Natal: v. 1, n. 6, p. 34-52, fev. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/download/935/862/ Acesso em 10 fev. 2019.
AZEVEDO, Gustavo Cravo de. O discurso parlamentar sobre a presença obrigatória da Filosofia e da Sociologia no ensino médio entre 1997 e 2008. REFILO, Santa Maria, v.4 n.2, p. 168-177, jul./dez. 2018 Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/33180 Acesso 16 abr. 2019.
BATISTA, Rafael. Contribuições de Kant, Dewey e Deleuze para o ensino de filosofia na educação básica. REFILO, Santa Maria, v.4 n.2, p. 188-195, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/32957 Acesso 15 abr. 2019.
BRASIL. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. (496 p.). Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf Acesso em 17 ago.2019.
CARRIJO, Alessandra da Silva. De como deve ser tratada a questão do ensino de filosofia. SABERES, Natal, v. 2, n.esp, p. 8-20, jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/download/1077/924/ Acesso 12 abr.2019.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte/MG: Autêntica Editora, 2009.
CORRÊA, Tábata Valesca. Reflexões sobre ensino, aprendizagem e avaliação em filosofia:
um olhar sobre a avaliação na perspectiva emancipatória. REFILO, Santa Maria, v.2, n.1, p. 75-88, jan./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/22424 Acesso 17 abr.2019.
COSSETIN, Vânia Lisa Fischer. Entre o filosofar e a história da filosofia: o olhar hegeliano sobre o ensino da filosofia. SABERES, Natal, v. 1, n.7, p. 100-108, Jun. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1920 Acesso 11 abr.2019.
DE SÁ, Laís Franco Amorim Vieira. Filosofia no ensino médio: proposta versus problematização. SABERES, Natal, v. 1, n. 9, p. 126-131, Mai. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/download/4993/4420/ Acesso 11 abr.2019.
EUGÊNIO, B.; SOUZA, T. E. S. Estado do Conhecimento sobre juventude negra: análise do Vi Simpósio Internacional sobre Juventude Negra. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 49-66, jan.-jun. 2017. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/download/25493/15730 Acesso em: 16 abr.2019.
FÁVERO, Altair Alberto. KAPCZYNSK, Ana Lucia. A filosofia na reforma curricular do Ensino Médio pós LDB: habilidades e competências na formação para a cidadania. REFILO, Santa Maria, v.1, n.2, p. 33-48, jul./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/download/20910/12583 Acesso 15 abr.2019.
FERREIRA JR, Wanderley José. Ensinar e aprender a filosofar: reflexões. SABERES, Natal, v. 2, n.esp, p. 35-51, jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/download/1089/926/ Acesso 12 abr. 2019.
FERREIRA JR, Wanderley José. O ensino da filosofia na educação básica como experiência do pensar. SABERES, Natal, v. 1, n. 11, p. 32-42, Fev. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/download/6644/5194/ Acesso 09 abr.2019.
FILHO, Tomaz da Silva. Crítica e perspectiva filosófica do sapere aude kantiano no Instituto Federal do Pará: o retrocesso do novo ensino médio. REFILO, Santa Maria, v.4 n.2, p.136-145, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/34592 Acesso 16 abr.2019.
FRAU, Erica Cristina. É proibido filosofar no ensino médio. REFILO, Santa Maria, v.4 n.1, p. 58-79, jan./jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/30171 Acesso 17 abr.2019.
FREITAS, Flávio Luiz Castro; MAQUINE, Luciano Santiago. O conceito de filosofia como problema filosófico no ensino médio. SABERES, Natal, v. 19, n. 2, p. 134-144, Ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/15151 Acesso em 09 abr.2019.
GALLO, Silvio. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. ETHICA, Rio de Janeiro, v.13, n.1, 2006, p.17-35. Disponível em: http://professor.ufabc.edu.br/~la.salvia/wp-content/uploads/2016/09/gallo-filosofia-e-seu-ensino-conceito-e-transversalidade.pdf Acesso em: 11 set. 2019.
GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas-SP: Papirus, 2012.
GUERRA, Edvan Tito Carneiro. Do ensino de filosofia ao filosofar: reflexões sobre o conceito de ação em Hannah Arendt. SABERES, Natal, v. 18, n. 3, p. 59-75, Dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/15776 Acesso 12 abr.2019.
KOHAN, Walter Omar. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
LA SALVIA, André Luis. Por uma pedagogia do conceito. SABERES, Natal, v. 2, n.5, p. 7-16, ago. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/407/480 Acesso 13 abr.2019.
LOPES, A. C.; MENDONÇA, D. (Orgs.). A teoria do discurso de Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. São Paulo: Annablume, 2015.
LOPES, A. C. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade e Culturas, Porto, n. 39, p. 7-23, 2013.
LOPES, Alice Casimiro; OLIVEIRA, Anna Luiza A. R. Martins de; OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de (Orga.). A teoria do discurso na pesquisa em Educação. Recife: Ed. UFPE, 2018.
MARQUES, Bárbara Romeika Rodrigues. Notas sobre o ensino de filosofia em nível médio: a partir de Nietzsche, através dos parâmetros curriculares nacionais. SABERES, Natal, v. 2, n.esp, p. 21-34, jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1078 Acesso 11 abr.2019.
MAZOTI, Patrícia Aurora Corrêa. Experiência de Pesquisa no Ensino Médio: A Filosofia da Práxis e a Escola. REFILO, Santa Maria, v.2, n.1, p. 52-74, jan./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/22320 Acesso 16 abr.2019.
MENDONÇA, Daniel de. A teoria da hegemonia de Ernesto Laclau e a análise política brasileira. Ciências Sociais Unisinos, São Leopodo, v. 43, n. 3, set/dez 2007, p. 249-258.
Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/5674 Acesso em 22 set.2019.
MENEZES, Antonio Basilio Novaes T. de; SILVA, Roberto Ribeiro. A reforma do ensino médio brasileiro e o lugar da filosofia na Lei nº 13.415/17. SABERES, Natal, v. 19, n. 2, p. 122-133, Ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/download/15268/10673/ Acesso 13 abr.2019.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, jul.-dez. 2014. p. 154-164 Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875 Acesso em: 30 jun.2019.
NETO, José Teixeira; MEDEIROS, Emerson Araújo de; SOUZA, José Francisco das Chagas de. A Filosofia no sertão: da formação de professores à filosofia no ensino médio. REFILO, Santa Maria, v.3. n.1, p. 34-58, jan./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/27330 Acesso 15 abr.2019.
NIQUITO, Thais Waideman; SACHSIDA, Adolfo. Efeitos da inserção das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio sobre o desempenho escolar. IPEA, Brasília-Rio de Janeiro: 2018. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2384a.pdf Acesso em 17 ago. 2019.
NUNES, Lauren de Lacerda; ACOSTA, Lucas Giovan Gomes. A Filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: um breve resgate histórico. SABERES, Natal, v. 19, n. 2, p. 219-233, Ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/download/13614/10685/ Acesso 13 abr. 2019.
RIBEIRO, Jéssica. A não-obrigatoriedade do ensino de filosofia e a ideologia Neoliberal: Notas acerca de um retrocesso político e educacional. SABERES, Natal, v. 19, n. 2, p. 234-243, Ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13544/10686 Acesso 13 abr.2019.
RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula. São Paulo: Autores Associados, 2009.
RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia no Ensino Médio: Metodologia E Práticas De Ensino. Cadernos do NEFI, Terezinha, v. 1, n. 1, 2015, p. 51-58. Disponível em: http://professor.ufabc.edu.br/~la.salvia/wp-content/uploads/2016/09/4077-14208-1-PB.pdf Acesso em 02 set.2019.
ROZIN, Eliane Maria. Os desafios da filosofia no ensino médio. SABERES, Natal, v. 1, n. 17, p. 153-163, Dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/12224 Acesso 14 abr.2019.
SÁ JÚNIOR, Lucrécio Araújo de. O “lugar” da filosofia no ensino médio. SABERES, Natal, v. 1, n.6, p. 77-86, fev. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/download/938/865 Acesso 11 abr.2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SANTOS, Maria Clara Pereira. Reflexões sobre a filosofia como componente curricular da educação básica. REFILO, Santa Maria, v.4 n.2, p. 146-156, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/32968 Acesso 17 abr.2019.
SANTOS, Yvisson Gomes dos. A disciplina de filosofia no brasil desde os jesuítas até a LDB nº 9394/96: perspectivas históricas. SABERES, Natal, v. 1, n. 16, p. 171-185, Ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/10264 Acesso em 10 abr.2019.
SANTOS, Yvisson Gomes dos. Os documentos oficiais sobre a disciplina de filosofia no ensino médio: uma análise teórica. SABERES, Natal, v. 1, n. 11, p. 64-77, Fev. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6519 Acesso 09 abr.2019.
SILVA, Jefferson Luis Brentini da; BADIA Denis Domeneghetti. Um olhar para o ensino de filosofia na rede pública paulista de ensino regular. REFILO, Santa Maria, v.4 n.2, p. 178-187, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/31969 Acesso 17 abr.2019.
SILVA, Luciele da; CARMINATI, Celso João. Educação e ensino de filosofia: uma perspectiva a partir do pensamento de Immanuel Kant. SABERES, v. 1, n. 13, p. 208-220, Mar. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/8595 Acesso 12 abr.2019.
SOUZA, Helder Félix Pereira de; PIEDADE, Valquiria Vasconcelos da. Algumas táticas para a estratégia do filosofar no ensino médio. SABERES, Natal, v. 1, n.10, p. 213-224, nov. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/5601 Acesso 09 abr.2019.
VEIVERBERG, Fernanda de Oliveira. O Ensino de Filosofia nos meandros do Ensino Médio Estadual. REFILO, Santa Maria, ano I, n.1, p. 38-55, jan./jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/20902 Acesso 17 abr.2019.
VIEIRA, Wilson José; HORN, Geraldo Balduíno. O sentido e o lugar do texto filosófico nas aulas de filosofia do Ensino Médio. REFILO, Santa Maria, v.1, n.2, p. 49-66, jul./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/20912 Acesso 17 abr.2019.
WALTER, Mara Letícia. O ensino de filosofia na educação básica: uma experiência educativa. SABERES, Natal, v. 1, n. 15, p. 279-295, Mai. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11000 Acesso 14 abr.2019.
Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039