A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA

Priscila Batista de Sousa, Mariana Araguaia de Castro Sá-Lima, Clodoaldo Valverde

Resumo


O presente estudo teve como objetivo verificar, na literatura, como vem ocorrendo a inclusão de alunos com Síndrome de Down, com o intuito de buscar reflexões sobre os fatores que contribuem e dificultam esse processo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos sobre o processo de inclusão e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Foram selecionados 14 estudos, publicados entre os anos de 2004 e 2015, a partir da busca pelas palavras-chave: Síndrome de Down, Inclusão Escolar, Interação Social e Preconceito no Google Scholar. Os dados obtidos demonstram que a interação social é fator importante para o processo de desenvolvimento geral dos alunos com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos escolares. Além disso, apontam o preconceito e a falta de preparação dos professores como sendo as principais barreiras no processo de inclusão desses alunos. Os resultados deste estudo permitem concluir que é preciso mudanças conceituais e estruturais nesse novo paradigma de inclusão, que se apresenta bastante complexo.

Palavras-chave


Síndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social.

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DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v12i8.316

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