ENSINANDO CIÊNCIAS E BIOLOGIA A PARTIR DA MÚSICA “SOMENTE O NECESSÁRIO”

Lucas de Esquivel Dias Brandão, Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Resumo


Objetivando criar novas metodologias que venham a aprimorar as formas tradicionais de ensino, propõe-se uma atividade contendo 10 questões sobre a música “Somente o necessário”, interpretada por Dudu Nobre, que pode ser trabalhada nas disciplinas de Ciências e Biologia. Com a atividade apresentada no presente estudo, os professores de Ciências e Biologia podem discutir temas como o consumismo, pegada ecológica, importância ecológica das abelhas, importância do mel para a saúde humana, o conceito de partenogênese, aspectos alimentares e comportamentais das formigas, dentre outros, como aspectos alimentares do pica-pau e importância da pera na alimentação humana. Espera-se que os professores de Ciências e Biologia tenham acesso a essa atividade e que possam, de acordo com a sua necessidade, trabalhar os diferentes conteúdos biológicos que se fazem presentes na letra da música. Pretende-se, ainda, despertar a criatividade dos professores, de forma que os mesmos possam desenvolver outras atividades como essa em suas práticas educativas.

Palavras-chave


Música como estratégia de ensino. “Somente o necessário”. Ensino de Biociências.

Texto completo:

PDF

Referências


ABUD, Katia Maria. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de História. Cadernos CEDES, Campinas (SP), v. 25, n. 67, p. 309-317, set./dez. 2005.

ANTONIO, Marina B. et al. Guia do educador para o filme Epidemia. Revista Pedagogia em Foco, Iturama (MG), v. 14, n. 12, p. 180-189, jul./dez. 2019.

ARAGUAIA, Mariana. Frutos e Pseudofrutos. 2017. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/biologia/frutos-pseudofruto.htm. Acesso em: 26 jul. 2017.

BARROS, Marcelo Diniz Monteiro; DINIZ, Priscilla Guimarães Zanella; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini. A música “O mundo é um moinho” como estratégia pedagógica para o ensino do tema transversal orientação sexual na escola... proposta e algumas considerações. Revista Práxis, Volta Redonda (RJ), v. 8, n. 15, p. 37-41, jun. 2016.

BARROS, Marcelo Diniz Monteiro; DINIZ, Priscilla Guimarães Zanella; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini. Música no ensino de ciências: análise da presença de letras de músicas em livros didáticos de Ciências das séries finais do Ensino Fundamental no Brasil. European Review of Artistic Studies, Portugal, v. 6, n. 3, p. 1-17, set. 2015.

BARROS, Marcelo Diniz Monteiro; DINIZ, Priscilla Guimarães Zanella; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini. Descobrindo ciências em letras de músicas 1- Ciência e Arte em oficinas dialógicas de música. Com Ciência e Arte na Escola© LITEB/IOC/Fiocruz, Rio de Janeiro (Brasil), 2014a.

BARROS, Marcelo Diniz Monteiro; DINIZ, Priscilla Guimarães Zanella; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini. Descobrindo ciências em letras de músicas 2- Brasil sem Miséria em oficinas dialógicas de música. Com Ciência e Arte na Escola© LITEB/IOC/Fiocruz, Rio de Janeiro (Brasil), 2014b.

BARROS, Marcelo Diniz Monteiro; DINIZ, Priscilla Guimarães Zanella; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini. Descobrindo ciências em letras de músicas 3- Terra e Universo/Tecnologia e Sociedade em oficinas dialógicas de música. Com Ciência e Arte na Escola© LITEB/IOC/Fiocruz, Rio de Janeiro (Brasil), 2014c.

BARROS, Marcelo Diniz Monteiro; DINIZ, Priscilla Guimarães Zanella; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini. Descobrindo ciências em letras de músicas 4- Ser Humano e Saúde/ Vida e Ambiente em oficinas dialógicas de música. Com Ciência e Arte na Escola© LITEB/IOC/Fiocruz, Rio de Janeiro (Brasil), 2014d.

BARROS, Marcelo Diniz Monteiro; DINIZ, Priscilla Guimarães Zanella; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini. Descobrindo ciências em letras de músicas 5- Saúde/ Orientação Sexual/ Meio Ambiente em oficinas dialógicas de música. Com Ciência e Arte na Escola© LITEB/IOC/Fiocruz, Rio de Janeiro (Brasil), 2014e.

BARROS, Marcelo Diniz Monteiro; DINIZ, Priscilla Guimarães Zanella; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini. Descobrindo ciências em letras de músicas 6- Ética/ Pluralidade Cultural/ Trabalho e Consumo em oficinas dialógicas de música. Com Ciência e Arte na Escola© LITEB/IOC/Fiocruz, Rio de Janeiro (Brasil), 2014f.

BARROS, Marcelo Diniz Monteiro; DINIZ, Priscilla Guimarães Zanella; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini. A música pode ser uma estratégia para o ensino de Ciências Naturais? Analisando concepções de professores da educação básica. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte (MG), v. 15, n. 01, p. 81-94, jan./abr. 2013.

BELISÁRIO, Renata et al. Discutindo a revolução dos cravos nos contextos da botânica e da história na educação básica, a partir da música “Tanto mar”, de Chico Buarque (1978). Caderno de resumos do 64º Congresso Nacional de Botânica, Belo Horizonte, 2013.

BOKERMAN, Werner. É verdade que o pica-pau não bica os paus com o bico e sim com a língua? 2016. Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/e-verdade-que-o-pica-pau-nao-bica-os-paus-com-o-bico-e-sim-com-a-lingua. Acesso em: 31 out. 2016.

BRANDÃO, Lucas E. D.; RODRIGUES, Hanna T. S.; BARROS, Marcelo D. M. As plantas representadas como mascotes dos times brasileiros de futebol. Ensino & Pesquisa – Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Docente, v. 15, n. 4, p. 21-45, 2017.

BRANDÃO, Lucas E. D.; MATTA, Roberta R.; BARROS, Marcelo D. M. As potencialidades do filme - procurando Dory- para o ensino de ciências e biologia. Interfaces da educação, Paranaíba (MS), v. 8, n. 24, p. 172-201, 2017.

BRANDÃO, Lucas E. D. et al. Ensinando ciências e biologia através das cédulas brasileiras. European review of artistic studies, Portugal, v. 8, n. 2, p. 32-65, set. 2017.

BRANDÃO, Lucas E. D. et al. Ensinando zoologia a partir da letra da música 'Tico-tico no fubá', de Zequinha de Abreu. Revista Práxis, Volta Redonda (RJ), v. 8, n. 01, p. 84-91, dez. 2016a

BRANDÃO, Lucas E. D. et al. Os mamíferos representados como mascotes dos times brasileiros de futebol. Revista Trilhas Pedagógicas, Pirassununga (SP), v. 6, n. 6, p. 74-91, ago. 2016b.

BRANDÃO, Lucas E. D. et al. A utilização da música 'Espatódea' como estratégia para o ensino de botânica: aproximações com o ensino de ciências e biologia. Caderno de resumos do 66º Congresso Nacional de Botânica, Santos (SP), 2016c. p. 485-485. (volume único)

BRANDÃO, Lucas E. D. et al. A utilização da lenda folclórica do Caboclo D’água como estratégia para a educação ambiental. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE EM POÇOS DE CALDAS. Anais [...]. 2015. p. 1-8. (v. 1)

BRANDÃO, Lucas E. D. et al. Ensinando botânica a partir da música Feira de Mangaio de Sivuca e Glorinha Gadelha (1979). Caderno de resumos do XI Congreso Latinoamericano de Botánica/ LXV Congresso Nacional de Botânica, Salvador, 2014.

BRANDÃO, Lucas E. D.; BARROS, Marcelo D. M. O grupo dos peixes nos escudos dos times de futebol do Brasil. Revista Trilhas Pedagógicas, Pirassununga (SP), v. 8, n. 8, p. 24-40, ago. 2018.

BRANDÃO, Lucas E. D.; BARROS, Marcelo D. M. Proposta de uma atividade didática de biologia utilizando peixes como mascotes de times brasileiros de futebol. Ensino & Pesquisa – Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Docente, União da Vitória (ES), v. 15, n. 3, p. 207-220, 2017a.

BRANDÃO, Lucas E. D.; BARROS, Marcelo D. M. O potencial do uso de mascotes como anfíbios e répteis associado ao ensino das ciências e biologia. ARETÉ: Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v. 10, n. 22, p. 61-73, jan./jun. 2017b.

BRANDÃO, Lucas E. D.; BARROS, Marcelo D. M. A utilização da música 'Aqui no Mar' como estratégia pedagógica para o ensino de ciências e biologia. European Review of Artistic Studies, Portugal, v. 7, n. 01, p. 1-20, mar. 2016.

CASTRO, Nayara. Por que as formigas gostam de coisas doces? 2017. Disponível em: http://diariodebiologia.com/2015/04/por-que-as-formigas-gostam-de-coisas-doces/. Acesso em: 26 jul. 2017.

COSTA, Flávia L. P.; BARROS, Marcelo D. M. Guia do educador para o filme - Planeta dos macacos: a origem. Revista Pedagogia em Foco, (MG), v. 12, n. 8, p. 185-196, jul./dez. 2017.

D’ANGELO, Helô. Pela primeira vez, abelhas entram para a lista de extinção. 2016. Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/pela-primeira-vez-abelhas-entram-para-a-lista-de-especies-em-extincao/. Acesso em: 31 out. 2016.

DESGUALDO, Paula. Por que as abelhas morrem quando picam? 2008. Disponível em: http://super.abril.com.br/mundo-animal/abelhas-morrem-quando-picam-447564.shtml. Acesso em: 26 jul. 2017.

DIAS, Diego L.; SANTOS, Vanessa S. Importância e composição química do mel. 2017. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/importancia-composicao-quimica-mel.htm. Acesso em: 26 jul. 2017.

DIAS, Diego V. C. et al. As aves como mascotes dos times brasileiros de futebol. Revista Trilhas Pedagógicas, Pirassununga (SP), v. 6, n. 6, p. 9-26, ago. 2016.

DUMAS, Leandro L. Air ball ou chuá? A Zoologia presente nos símbolos das equipes de basquetebol brasileiras e norte americanas. A Bruxa, Rio de Janeiro, v. 2, n. 5, p. 1-31, 2018.

DUMAS, Leandro Lourenço; DA-SILVA, Elidiomar Ribeiro. Deu zebra! A fauna brasileira nos símbolos dos clubes de futebol do país. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. Anais [...]. Cuiabá, MT: 2016. p. 468.

FREY, Daniela et al. Febre amarela - um meme de Oswaldo Cruz para uma abordagem consciente e multidisciplinar com alunos do Ensino Médio. In: SINECT - SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Anais [...]. Ponta Grossa, Paraná: 2018.

GILKYSON, Terry. The Bare Necessities. Wonderland Music Company, Inc. 1967. Somente o necessário. Versão: Aloysio de Oliveira. Intérprete: Dudu Nobre. In: Disney Adventures in Samba. Walt Disney Records, 2010. 1 CD. Faixa: 10.

MAIA, Isabela M. et al. Uma história em quadrinhos para conhecer e ensinar sobre o bicho geográfico. In: III ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, Regional 4. Anais [...]. Juiz de Fora: SBEnBio, 2015.

MELHOR COM SAÚDE. Benefícios de consumir uma pera por dia. 2017. Disponível em: https://melhorcomsaude.com/beneficios-consumir-pera-dia/. Acesso em: 26 jul. 2017.

MELO, Daniella R.; BARROS, Marcelo D. M. Guia do educador para o filme Uma prova de amor. Práxis, Volta Redonda (RJ), v. 11, n. 21, p. 65-78, jun. 2019.

MOREIRA, Anna C.; SANTOS, Halinna.; COELHO, Irene. S. A música na sala de aula: a música como recurso didático. UNISANTA Humanitas. Santos (SP), v. 3, n. 01, p. 41-61, jan./jan. 2014.

OLIVEIRA, Severino D.; GADELHA, Glorinha. Feira de Magaio. 1979. Versão: Clara Nunes. Gravadora: EMI-Odeon. Álbum: Esperança (1979). Produtor: Renato Corrêa/ Paulo Cesar Pinheiro. Formato: LP/1979.

PENA, Rodolfo F. A. Pegada ecológica. 2017. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/pegada-ecologica.htm. Acesso em: 26 jul. 2017.

PEREIRA, Pedro A. R.; BARROS, Marcelo D. M. Guia do educador para o filme Rango. Revista Pedagogia em Foco, Iturama (MG), v. 12, n. 7, p. 205-222, jan./jun. 2017.

PORTO, Marcelo Duarte; SANTOS, Mirley Luciene; FERREIRA, João Roberto Resende. Os desafios do ensino de Ciências no século XXI e a formação de professores para a educação básica. Goiás: Editora da Universidade Federal de Goiás, 2016. 340p.

REIS, Nando. Espatódea. Versão: Nando Reis. Gravadora: Universal Music Group. Álbum: Luau MTV 2007. Produção: Nando Reis. Formato: CD e DVD. Faixa: 10.

REITHERMAN, Wolfgang. Mogli - o menino lobo. Duração: 1h18min. Cor: Colorido. Formato negativo: 35 mm. País: USA. Lançamento: 18 out. 1967.

TRINDADE, Alexandre. É verdade que a formiga pode erguer objetos mais pesados do que ela própria? Mar. 1989. Disponível em: http://super.abril.com.br/mundo-animal/capacidade-formigas-erguer-objetos-mais-pesados-438955.shtml. Acesso em: 26 jul. 2017.

UZUNIAN, Armênio; BIRNER, Ernesto. Biologia volume único. 3. ed. São Paulo: HARBRA. 2008. 1201p.




Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039